Conheça o Fascinante Mundo das Orquídeas e Bromélias

As orquídeas e bromélias são vegetais ornamentais que obtiveram expressiva presença em lares brasileiros em regiões tropicais e temperadas.

A Deslumbrante Beleza dasVandas

O gênero das orquídeas é famoso por sua incrível riqueza de formas apresentando aproximadamente 28.000 espécies naturais.


Plantas de baixa manutenção

Originalmente encontradas em ecossistemas com alta umidade, estas flores demonstram estratégias surpreendentes de adaptação em múltiplos biomas.

A Beleza Natural das Guzmanias

Os exemplares de bromélias são parte na classificação botânica Bromeliaceae e procedem principalmente do continente americano.

Apresentando estruturas únicas, muitas bromélias formam uma cavidade coletora para coletar líquidos. Esta adaptação permite que prosperem mesmo com pouca chuva.

Práticas Recomendadas para Exemplares Botânicos Sofisticados

Luz Apropriada

Normalmente, estas flores preferem luz indireta brilhante. Em contrapartida, as espécies de Bromeliaceae podem ser cultivadas em distintas situações de exposição solar, dependendo da espécie.

Rega e Umidade

O excesso de água surge como ameaça constante quando se trata destas espécies. Orienta-se umedecer exclusivamente em períodos de substrato desidratado.

No caso das espécies com reservatório, recomenda-se não deixar secar completamente substituindo-a a cada semana com o objetivo de barrar vetores.

Meio de Cultivo e Fertilização

A saúde das orquídeas é mantida em meios de cultivo próprios que facilitam a eliminação do excesso de água.

Preparados que apresentam elementos de origem arbórea, carvão vegetal junto com componentes arejados são ideais.

O plantio de bromélias é viável em diversos substratos, incluindo misturas para orquídeas, terra rica em matéria orgânica ou alternativamente montadas em madeiras.

Dificuldades Habituais e Correções

Infestações e Patologias

Pequenos invasores e ápteros representam ameaças comuns ao longo da vida destas flores.

A prevenção inclui movimentação atmosférica, não permitir encharcamento e avaliar rotineiramente as flores.

Problemas de Floração

Caso as flores não apareçam, avalie se há exposição a iluminação adequada. Muitas orquídeas precisam de uma queda na temperatura noturna para estimular o florescimento.

A produção de flores nestas espécies comumente se dá em episódio único ao longo de sua existência, todavia originam novos indivíduos que permitem propagação uma vez concluída a etapa de florescimento.

Aspectos Positivos de Possuir Estas Espécies Ornamentais

Para além do apelo estético, tais espécies exóticas concedem ganhos para o ar que respiramos.

Diversas categorias participam na purificação do ar, eliminando substâncias nocivas e elevando os níveis hídricos no ar.

A prática de reunir tais exemplares diferenciados também pode proporcionar efeitos positivos psicológicos, aliviando tensões e formando laços com elementos vivos.

Como Iniciar sua Coleção Flores Especiais

Aos novatos, indica-se estrear com variedades menos exigentes.

Tipos como as orquídeas de flores achatadas e exemplares de bromélias que vivem no ar representam opções ideais para jardineiros de primeira viagem.

Procure informações em estabelecimentos de jardinagem e coletivos em redes sociais para ampliar seus conhecimentos sobre estas fascinantes plantas.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *